sexta-feira, 13 de julho de 2012

BAHASA OR ENGLISH???

Now I vou dizer qual é uma grande dificuldade dos Brazilian here! Is falar in Portuguese and English and Bahasa, tudo mix!!!
 (Agora eu vou dizer qual é uma grande dificuldade dos brasileiros aqui! É falar em Português e Inglês e Bahasa, tudo misturado!!!)
A maioria dos Indonésios falam Inglês, mas a língua oficial é Bahasa Indonésio, eles mesmos misturam os dois quando vão conversar, é engraçado porque muitas crianças sabem falar inglês aqui, e falam fluente mesmo tendo como língua base o Bahasa. É muito estranho quando uma criança começa a falar em iglês no meio da aula! Para quem é acostumado com outra língua é realmente estranho ouvir crianças falando inglês e entendendo o Bahasa também!

No meu caso, eu não falo nem o Inglês direito, muitooo menossss o Bahasa! Então eu sempre carrego um caderninho e uma caneta comigo, com o básico do básico de inglês (Básico a ponto de não conseguir montar uma frase) eu falo algumas palavras e desenho e eles conseguem entender. Eles são muito pacientes e se esforçam para entender!

Hoje eu conheci duas pessoas daqui, um amigo e uma amiga. Eles conseguem conversar comigo e me entender aos poucos, mas me ajudam muito! Na parte da manhã eu precisei tomar café no shopping (aqui é shopping pra todo lugar, cada quarteirão tem um shopping gingaaaaaaaaaaaaanteeeeeeee, o shopping mais baraato é incriiivel!!!!!!!!!!!!! Imagina o mais caro!!! Vou pegar algumas fotos que tirei de la depois!) Bom, no lugar que fomos comer nenhum funcionário falava inglês, então precisei que esse amigo pedisse minha comida... até aí tudo bem! é só eu apontar o que eu quero e ele pede, né... NÃO! SUAHSUAHSUAHUH Ele ainda tinha que me explicar O QUE ERA CADA COMIDA QUE TINHA ALIIIIIII!!!!!!!!! Tinha muita coisa diferente, eu falei 'wow this cake is good?' apontando para um bolo que parecia muito bom, ele disse : 'This cake have many spice!' MANO ERA BOLO COM PIMENTAAAAAAAAAAAAA!!!!!!! Aqui pimenta e gengibre impera!!! Ontem eu consegui comer frango e pizza com molho de pimenta!!!  enfim, depois de muto custo eu consegui escolher meu café da manhã e mew.. FOI A MELHOR ESCOLHA DO MUNDO!!! O melhor café da manhã que tomei!!! Era ovo mexido, torrada, manteiga, geleia de morango, e salsicha de frango. Caraca, muito saboroso!
Aproveitei, peguei meu caderninho e comecei a aprender Bahasa! Aprendi algumas coisas e vou postar aqui para quem tiver curiosidade e já ir estudando para me visitar!

Português - Inglês - Bahasa

Oi = Hello = Hi
Bom Dia = Good Morning = Selamat Pagi 
Boa Tarde = Good Afternoong = Selamat Siang
Boa Noite = Good Evening/Night = Selamat Malam
* Selamat é formal, no dia a dia pode ser falado aoenas as palavras que estão com um traço embaixo.

Números


1 =  um = one = satu
2 = dois = two = dua
3 = três = three = tiga
4 = quatro = four = empat
5 = cinco = five = lima
6 = seis = six = enam (não pronuncia muito o E, começa do N)
7 = sete = seven = Tujuh
8 = oito = eight = delapan
9 = nove = nine = senbilah
10 = dez = ten = sepuluh


Alfabeto 
O alfabeto é igual ao português, até na pronuncia, então vou colocar a pronuncia na frente das letras que mudam, as outras são IGUAIS as brasileiras!

A - B - C (che) - D - E - F - G (gue) - H (rá/há) - I - J (dje) - K (ka) - L (ell - enrolar a lingua ao falar) - M (em - faz o som de M e no final fecha a boca travando o som) - N (no final trava a lingua entre os dentes da frente) - O (ô, não tem ó) - P - Q (cuí) - R (pra mim é o mais engraçado, é = arrrrr só que a ponta da lingua tem que tremer no céu da boca, tipo.. acho que é sulista que fala assim!) - S (éss) - T - U - V - W (we) - X (équis - éx (igual inglês)) - U () - Z

Esses amigos me disseram que o Google Tradutor mostra o jeito certo de pronunciar as palavras!

Ah os Indonésios tem facilidade de pronunciar muito bem o português, assim como  brasileiro tem em pronunciar o Inglês e o espanhol!

Apresentação:

Tudo bem? = How are you? = Apakabar (lembrando do R!!! Tem que tremer a lingua no cel da boca)
Eu estou bem! = I'm fine! = Aku baik
Eu estou muito bem! = I'm great! = Sangat baik
Eu não estou muito bem! = I'm not good! = I'm not ok! (aqui já mistura o inglês com bahasa)

Meu nome é Ana = My name is Ana = Nama saya Ana

Pronomes Pessoais

Eu = I = Aku / Saya (formal) / Gue (informal)
Você = You = Kamu
Ele = He = Laki laki (menino) / Pria (homem)
Ela = She = Perempuan (menina) (lê-se pÃrÃmpuÃ) / Wanita (mulher)
It = Pelo que entendi não tem IT, para perguntar o que é ISTO eles falam = INI
Vocês = You = Kamu
Eles = They  = Mereka (Lê-se mãreka)

Bom, vou dormir porque estou com MUITOOOO sono!!!
Para os Indonesios: Malammm!!!!!
Para os Brasileiros: Siang!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário