quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A E I O U ÃO!


Faz tempo que não posto aqui! Eu sei! O tempo ta meio corrido, ainda tenho muitas novidades , mas nem a todo momento tenho como postar aqui!
Bom, essa semana o que me chamou a atenção foi em questão da Lingua Portuguesa! E tirei algumas conclusões enquanto ensinava...

O problema do brasileiro esta refletido na lingua portuguesa!
Quando vc começa a ensinar português vc sempre fala: A regrinha é simples! A E I O U ÃO! BA BE BI BO BU BÃO! CA CE CI CO CU CÃO! Opa! Perai, no C nós temos uma pequena exceção! Se le KA SE SI KO KU KÃO! Mas é simples! Entao tem o DA DE DI DO DU DÃO, FA FE FI FO FU FÃO, GA GE GI GO GU GÃO.. Opa! Mais uma exceção! Aqui você lê, GA JE JI GO GU GÃO!
Ai a pessoa pergunta: Mas professora, porque não escreve com J se tem o mesmo som? Da mesma forma com o S, o Z.. Ou então as palavras que começam com H mas o H não tem som de R como no inglês Hospital ("Rospital")
Ai vc pensa pensa pensa... pensa.. pensa... e fala "Oh vamos combinar assim, nao fui eu que criei o português, só sei que eh assim, então não vamos entrar em detalhes, só decora! hahahahha" E se for ve, eh assim que o brasileiro aprende!

Enfim, tudo tem regra, mas no Brasil toda regra tem uma exceção! Porque? Eu não sei.. só sei que é assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário